Marca Mercenários Paintball
Como ser um bom juiz

 Um grande problema em torneios é justamente o que pode fazer uma ótima competição ou simplesmente acabar com o evento: JUIZES.

Se você é um juiz, a chave do negócio é controlar o torneio desde o início e fazer os jogadores fazerem o trabalho por você.

Para isso, uma grande dica é o juiz nunca ficar parado muito tempo no mesmo lugar. Se ele não se mexe, os jogadores rapidamente descobrem qual é sua posição e sabem exatamente quando podem continuar atirando ou quando deve admitir que foi acertado.

Se o juiz se move o tempo todo nenhum jogador pode saber precisamente onde ele estará quando ele (o jogador) for alvejado. Isto fará com que o jogador pense duas vezes antes de continuar atirando depois de morto, principalmente com as regras da NPPL de "Um por Um" que nestes casos tira do jogo o jogador desonesto e mais um do seu time. Com certeza o jogador pego nesta situação dificilmente repetiria a façanha.

O juiz deve se mover sempre, mesmo que tenha que sair de uma posição de onde possa ver muito bem para uma onde não seja tão boa, pois é sempre bem melhor que os jogadores são tenham certeza de sua posição do que ficar num lugar de boa visibilidade durante todo o jogo e todos os jogadores conhecerem esta posição, descobrindo quais os pontos cegos, o que ele consegue ou não consegue ver. Não precisa ser uma corrida constante por dentro do campo. Andar em arcos, círculos e variando o percurso é suficiente na maioria dos casos. É o que o jogador não sabe que ajuda a manter o controle do jogo. Os jogadores geralmente pensam bem mais se devem ou não admitir espontaneamente que foram atingidos.

PERDA DE CONTROLE: Os juizes perdem o controle quando se envolvem em discussões com um jogador que eles acabaram de tirar do jogo.

Os juizes têm que manter várias coisas em mente o tempo todo:

Isto é um serviço. Não há nada de pessoal. Você deve fazer o seu serviço da melhor forma possível e não ficar ofendido se sua decisão for desafiada. Isto não que dizer que o jogador não possa ser penalizado se insistir em ficar no campo reclamando e discutindo. Ele certamente pode e será penalizado, mas nunca num momento de raiva do juiz. Você, como juiz, só estará no controle se puder controlar seu gênio em primeiro lugar.

Deixe que o jogo seja ganho ou perdido no campo. Você não tem que agir como um déspota todo poderoso antes ou durante o jogo ameaçando os jogadores com o que você vai ou não vai tolerar. Não desenhe linhas na areia, pois isto só fará com que os jogadores façam de você um inimigo antes mesmo de você apitar o início do jogo. Este tipo de comportamento antagonista só tornará seu trabalho como juiz mais difícil, fazendo com que surjam sentimentos e discussões sobre voê estar contra o time desde o início.

Por outro lado, não seja excessivamente amigável. Você é um oficial. Sua neutralidade é crucial à sua habilidade de fazer um trabalho de maneira imparcial e justa. Você deve estender esta aura de neutralidade àqueles a quem você está prestes a julgar. Para manter o controle os jogadores têm que saber que amizades e estórias passadas não terão a menor influência em como você se conduzirá como juiz. Se um jogador achar que você será complacente com ele ele tentará tirar vantagem disso e sendo você complacente ou não, isso gerará controvérsia.

Mostre que você está interessado no jogo. Juizes que passam a impressão de que prefeririam estar fazendo outra coisa (mesmo que não seja o caso) são um convite para comportamento desonesto, pois os jogadores tendem a pensar que se o juiz não está mesmo interessado, não se importará em penalizar jogadores. Mesmo no meio do segundo dia de um torneio na chuva depois de ter apitado dez jogos e ainda ter mais uns oito pela frente você não deve mostrar falta de interesse.

Assista os jogadores, não os jogos. Seu serviço não é assistir o desenrolar dos jogos, a não ser para tentar prever o impacto que isto pode ter sobre os jogadores que você vai ter pela frente. Preste atenção nos alvos, não nas ações e através de seus movimentos certifique-se de que os alvos saibam que eles são realmente o centro de sua atenção.

Lembre-se sempre: CONTROLE É A CHAVE DO SUCESSO DO JUIZ. Com isso os jogadores verão o evento como uma competição que vale a pena e valorizarão muito os seus esforços.

Este texto faz parte do material de treinamento dos juizes da NPPL (National Professional Players League - U.S.A).

Eventos Saiba onde Jogar Monte seu Campo COnheça nossa Loja Time

Criação: Vini