Marca Mercenários Paintball
Dicas!

Quando você forma um time de competição, como deve escolher seus companheiros? Depois de escolher, como você deve treinar? Primeiro você deve se perguntar se pretende competir apenas por diversão, ou se quer competir para valer para obter boas colocações e ganhar torneios. Você quer jogar em pequenos torneios locais, ou pretende se aventurar nos grandes torneios?

Se você for o capitão, escolha um co-capitão, o segundo em comando. Esta pessoa deve ser acessível a seus companheiros de time tanto quanto o capitão. Ter um co-capitão que não ajuda em nada não adianta.

Se seu objetivo for vencer torneios, esqueça a idéia de escolher seus velhos amigos que sempre jogam com ou contra você no seu campo de costume. Procure. Recrute os melhores que houver. Inclua alternativas. Não hesite em cortar jogadores que não comparecem aos treinos, que tem atitudes negativas ou que não jogam bem.

Os times devem praticar com outras equipes com a máxima freqüência possível e também reservar um tempo para praticarem suas técnicas entre eles mesmos. Outra boa dica é organizar atividades extra paintball com o grupo, como ir pescar, jogar bola, fazer um churrasco, etc. Isto aumenta a camaradagem e confiança entre o grupo.

PREPARAÇÃO:
Os jogadores de um time devem começar a se preparar mentalmente para um campeonato com uma ou duas semanas de antecedência. Certifique-se de que está em forma. Se você vai jogar num torneio num clima muito quente e úmido, hidrate-se. Tome muita água começando uma semana antes. Tente seguir este pequeno roteiro:

" Certifique-se de que checou todos os detalhes. Certifique-se de que seu equipamento está limpo, lubrificado e funcionando bem e de que você conhece bem as regras daquele torneio.
" Se necessário, visite um site de mapas como o www.apontador.com.br e obtenha indicações porta a porta, tempo aproximado de viagem, melhor rota, etc. O importante é chegar a tempo de andar o campo antes do início do torneio.
" Se houver gás em seu cilindro, conecte-o na arma e aproveite para checar se não há vazamentos. Vazamentos podem causar grande variação na velocidade o que certamente resultará em penalidades de cronógrafo.
" Tenha uma caixinha com itens indispensáveis, como ferramentas, o'rings, lacres de cilindro, lubrificante e baterias.
" Alguns dias antes comece a fazer um check list - vá incluindo todos os itens conforme você for se lembrando.
" Na véspera do torneio de uma boa conferida em seu check list para ter certeza de que não se esqueceu de nada. Não há nada pior do que sair da garagem com aquela sensação de "parece que esqueci alguma coisa" e só se lembrar do que era quando está a 30 km de casa...

CONSELHOS ÚTEIS:
" Leve sempre uma troca de roupa para não encher o banco do seu carro de barro na volta.
" Tenha um saco de lixo grande para colocar suas luvas, joelheiras, chuteira e roupas sujas na volta. Isto deixará seu porta malas bem mais limpo!
" É sempre bom levar água e isotônico, e em alguns casos também não é má idéia levar sanduíches e salgadinhos.
" Evite parar na estrada para admirar aquele lugar que "DARIA UM CAMPO DE PAINTBALL ANIMAL!" Quanto mais cedo você chegar no local do torneio mais tempo terá para andar o campo.
" Ao chegar ao local de destino (campo ou hotel) não deixe as bolinhas no carro. Além da possibilidade de roubo, nunca se esqueça de que as bolinhas são sensíveis à temperatura e o carro pode ficar muito quente quando fechado e as bolinhas seriam danificadas.
" Na noite anterior ao jogo coma uma boa refeição mas não fique acordado até tarde e NADA DE ÁLCOOL. Reúna o time para jantar e aproveite para repassar as táticas.

ANDAR O CAMPO? QUE É ISSO?
Chegue com antecedência, pegue sua tabela de jogos e vá com seu time para o campo. Ande e corra pelo campo; conheça cada pedaço dele, divida-o em partes, descubra quais são os pontos de impacto, onde você pode forçar a barra ou onde você pode segurar o jogo.

Cheque os bunkers. Veja como são feitos, se tem buracos, quais os ângulos de visão, quais os ângulos de tiro. Não fique apenas andando no campo. Estude-o. É muito fácil saber quais os times que andaram bem o campo: Eles ganham!

Se aprender a "ler" um campo não faz parte dos treinamentos do seu time, então vocês estão se esquecendo da parte mais importante! Você tem que saber onde as coisas estão, quais bunkers estão onde, que cobertura você tem, onde fica a bandeira, quais serão seus primeiros movimentos, quanto tempo leva para se ir de um bunker a outro, qual o trajeto mais seguro, de onde você pode ser visto e alvejado e além de tudo tem que imaginar quais os movimentos possíveis para seu adversário. Ponha-se no lugar dele e veja de onde ele tem melhor visão e ângulo de tiro. Lembre-se que geralmente os campos oferecem mais facilidade de um lado do que do outro, por mais simétricos que pareçam. Se seu time tiver tudo isso na cabeça a coisa certamente será muito mais tranqüila... dificilmente vocês serão pegos de surpresa.

NO DIA DO JOGO
Se você tiver que registrar seu time, mande um de seus jogadores procurar um local para vocês na área de jogadores enquanto isso, pois por mais mesas que haja, parece que nunca são suficientes, já que alguns times aproveitam para tomar posse de varias delas e os mais atrasados acabam tendo que por o equipamento no chão.

Comece imediatamente a preparar tudo para o jogo: Encher os tubes e loaders, cronografar e regular as armas, encher os cilindros (geralmente se forma uma fila e os times que jogam primeiro acabam se atrasando) e medir as bolinhas nos canos para ver qual o mais adequado.

Se você tiver muita sorte seu jogo será o segundo ou terceiro. Isto lhe dará uma chance preciosa de assistir os jogos dos outros times. É aí que você vai poder ver quais os bunkers mais usados, quais os mais vulneráveis e o quanto é possível avançar.

Times que encontram uma combinação de jogo que os faz ganhar costumam repetir a tática. Se você assistir estes jogos e puder se lembrar das posições dos jogadores isto lhe dará uma enorme vantagem quando for jogar contra eles. Quanto mais informação você tiver sobre seu adversário, maior será sua chance de sucesso. Esta é uma regra que também se aplica às conquistas do dia a dia.

O quanto é importante para você vencer o campeonato? Se esta for sua prioridade, então você terá que se comprometer com sua decisão. Em vez de passar metade do dia conversando com os amigos, certifique-se de que seu equipamento está sempre pronto para o próximo jogo, converse com seu time sobre as falhas e acertos dos seus últimos jogos, fique de olho no quadro de pontos e assista o máximo de jogos que puder.

TIMES NOVATOS
Então você encontra aquele time que acaba de se formar e cujos jogadores vão jogar seu primeiro torneio. Eles estão nervosos, entusiasmados e acanhados, tudo ao mesmo tempo. Geralmente não têm equipamentos sofisticados nem cintos que carregam muitas centenas de bolinhas.

Alguns destes times novos sofrem derrotas dolorosas, mas alguns deles se dão incrivelmente bem! Como jogador experiente você já entra no campo imaginando para que bunkers seus oponentes vão correr, quanto tempo vão levar para fazer isso e que tipo de defesa e ataque esperar. Quando você joga contra novatos, coisas inesperadas podem acontecer. Eles correm para posições que você nunca SONHOU e como você não esperava pode acabar sendo eliminado!

Outros times de novatos parece que entram no campo carregando pás. Quando soa o apito correm para trás dos bunkers, cavam buracos e se enterram lá. Tirá-los do lugar pode ser irritante, ou até mesmo difícil. Quando você realmente precisa dos pontos se vê obrigado a correr para o campo aberto e agressivamente desenterrá-los. Isto pode ser um grande desafio!

Os juízes tentarão sempre proteger os times de novatos para que não sofram com "over shooting" (excesso de tiro). Pelo menos orientarão os times mais experientes para irem com calma. Eu tenho um grande respeito por esses juízes, pois estão cuidando do futuro do esporte. Paintball seria um jogo muito chato se não houvesse mais ninguém com quem jogar.

SEUS JOGOS
Finalmente é sua vez de jogar. Você entra no campo e tira par ou impar (ou cara ou coroa) para ver de que lado seu time vai jogar. Você nem imagina quantos jogos são ganhos ou perdidos já no par ou ímpar!

Ao chegar na sua base aproveite para dar uma olhada onde está a bandeira e para qual bunker você vai correr primeiro. Há todo o tipo de vantagem em se chegar ao bunker o mais rápido possível. Há menos chances de você ser eliminado logo na saída e aumenta a possibilidade de você eliminar os jogadores mais lentos do outro time enquanto eles correm para seus bunkers.

Agora estão todos esperando o juiz apitar o início do jogo. Certifique-se de que todos os seus dispositivos elétricos estejam ligados! Cheque seu timer e acerto-o e veja se tirou o barrel plug.
Certifique-se de que todos saibam para onde devem ir para que não dêem trombadas uns nos outros ao correr.

POSIÇÕES CHAVE
Geralmente os jogadores de cobertura começam o jogo atirando muuuuuita bola nas posições que presumem que seus adversários vão tentar ocupar. Há várias vantagens nisso: 1) Pode-se fazer uma eliminação rápida. 2) Pode evitar que o oponente avance no campo logo na primeira corrida. 3) Permite que seus jogadores ganhem terreno enquanto o cobertura atira.

Os jogadores de frente e meio tentam alcançar seus bunkers, evitando os tiros que vêm e tentando ver para onde os adversários estão correndo, tudo ao mesmo tempo. Não é aconselhável que além de tudo isso eles queiram atirar enquanto correm. Deixe isso para os jogadores de cobertura. Procure sempre deslizar ou correr para o bunker numa posição que permita que você se refaça rapidamente e possa começar a atirar imediatamente se for preciso.

Se você estiver em um bunker onde ninguém atira em você, mas você também não pode ver ninguém, então você está no bunker errado. Vá para outro lugar ou peça ajuda aos seus companheiros para que lhe digam qual o caminho mais seguro.

Paintball na verdade é um trabalho de equipe completo. Nada é mais emocionante do que ver um time que se movimenta em perfeita sincronia. Quando isso acontece o jogo geralmente dura menos de um minuto, deixando o outro time perplexo sem saber o que aconteceu.

TERMINOU O JOGO
Quando o jogo termina o capitão deve verificar os pontos que foram anotados na súmula para ver se está tudo certo. Após o final do jogo lembre-se de voltar aos bunkers onde você ficou para pegar de volta seus tubes. Dependendo das regras utilizadas, não se esqueça de ir direto ao cronógrafo ao sair do campo.

Assim que você sair do campo, verifique quando será seu próximo jogo, já que dificilmente o horário marcado na tabela é seguido à risca. Durante o curso normal do torneio os jogos podem se adiantar ou atrasar um pouco e você não iria querer ser pego de surpresa. Encha seu cilindro, seus tubes, loader, limpe sua roupa, arma e máscara e verifique se as baterias ainda estão boas. Se você estiver com disposição, ajude seus companheiros nestas terefas.

Estando com tudo prontinho para o próximo jogo, se ainda houver tempo, vá com seu time assistir mais alguns jogos - sempre há algo novo para se aprender em cada jogo!

Se houver intervalos, aproveite para "fazer um social". Visite os outros times, converse com os jogadores, veja os novos equipamentos que estão circulando por aí, pergunte sobre os jogos, etc. Nunca é demais fazer-se novos amigos, principalmente quando todos têm os mesmo interesses...

Fique sempre atento ao quadro de pontos. Certifique-se de quantos pontos você ainda precisa para ir para as semi-finais ou finais. Lembre-se de que os times que tem a pontuação mais alta que você podem se dar ao luxo de sentar e esperar que seu time vá para cima - o que pode ser um desastre para você. Se tudo o que seu adversário precisa é pegar a bandeira para ter os pontos necessários, seu time deverá ficar atento à ela, pois todo o esforço do adversário estará em tentar alcançá-la. Sabendo interpretar o quadro de pontos você poderá ter uma boa visão de como será o jogo do seu oponente e assim estará um passo à frente.

Tente sempre fazer o máximo possível de eliminações, mas jamais se esqueça de que ganha o jogo quem cravar a bandeira. Num jogo de bandeira central já vi um jogador ficar sozinho no campo contra outros 5 e conseguir cravar a bandeira e ganhar o jogo, pois ficou imóvel vendo os adversários passarem por ele e, enquanto todos estavam procurando jogadores do outro lado ele aproveitou e correu para cravar a bandeira e ganhar o jogo!

Quando o dia terminar, faça um retrospecto da atuação do seu time e pergunte a si mesmo:

- Fiz o máximo que pude para ajudar o meu time?
- Tratei as outras pessoas com educação e respeito?
- Agradeci os juizes?
- Paguei minha parte das despesas?
- Juntei todas as minhas coisas para por no carro?
- Recolhi o meu lixo?
- Tenho lugar na prateleira para mais um troféu? (sim, por que não?)

Ao deixar o torneio, ganhando ou perdendo, pense sempre na sorte que você tem de poder fazer o que gosta. Praticar este esporte desafia o corpo, a mente e a alma. É ótimo poder relaxar na banheira enquanto a máquina de lavar se esforça para trabalhar com quilos de lama e cascas de bolinhas... A VIDA É FANTÁSTICA!

Eventos Saiba onde Jogar Monte seu Campo COnheça nossa Loja Time

Criação: Vini